Como chegar aqui:

Laboratório de Biomecânica Aquática

Sistema F-Scan Versatek 2 – Port Hub & Cuff Based

O Sistema de Baropodometria Computadorizada F-Scan Versatek tem por finalidade medir as pressões nos diferentes pontos da região plantar dos pés, através de palmilhas flexíveis com sensores de pressão distribuídos por toda a sua superfície, podendo ser utilizado em pés desde o tamanho 11 (7,5cm) até o tamanho 52 (35cm).

O sistema permite fazer análises de diversos parâmetros da marcha. Dados importantes como a força vertical, os deslocamentos, as oscilações do centro de força, as pressões desenvolvidas em diferentes pontos plantares, o número de passos por minuto, assimetrias de descarga de peso corporal e a duração de períodos isolados de fases da marcha são fornecidos aos pesquisadores para embasar suas avaliações.


Além disso, o sistema pode gerar gráficos de tempo versus pressão e de força vertical versus pressão. Com imagens geradas em diferentes cores, que representam as variações das pressões exercidas nos pés com fácil visualização, podem ser impressos relatórios ou laudos que demonstram claramente o quadro do paciente ou sujeito de estudo.

As principais aplicações do sistema estão relacionadas a análises relacionadas a disfunções do pé e a distúrbios da marcha, avaliação do efeito do tratamento ortopédico na biomecânica do pé e da marcha, fornecimento de dados de distúrbios secundários ao diabetes e outros problemas neuropáticos, identificação de áreas de ulceração potencial, observação da função podal e de anormalidades da marcha, regulamentação da descarga de peso pós-cirúrgica, comparação entre condições pré e pós-cirúrgicas, monitoramento degenerativo do pé, avaliação das altas pressões acarretadas pela hipomobilidade, isolamento de regiões do pé para análise segmentada, investigação do calçado.

 
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID / Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350 - Fone:(48) 3664-8600
© 2010-2012 SETIC - UDESC