Como chegar aqui:

Informática

O que é o Expresso e sua relação com a UDESC

 

O Expresso Livre é uma solução completa de comunicação que reúne Email, Agenda, Catálogo de Endereços, Workflow e Mensagens Instantâneas em um único ambiente. Por ser uma versão customizada do E-GroupWare, seu desenvolvimento também é totalmente baseado em software livre.
 

 

O serviço de e-mail da Udesc, até bem pouco tempo atrás, apresentava inúmeros problemas, como recebimento de um número excessivo de spams, tamanho reduzido da caixa de e-mail, software de webmail com poucos recursos e com interface ruim, além de servidores e meios de armazenamento lentos e ultrapassados. Para melhorar esses serviços, a Setic realizou as seguintes ações:


 

  • Aquisição de novos computadores servidores e uma storage que estão instalados na SETIC , na Reitoria;
  • Implantação de serviços de anti-spams. Atualmente, somente no servidor da Reitoria, são bloqueados aproximadamente 250 mil mensagens todos os dias.
  • Instalação e customização do Expresso para a UDESC.
  • Unificação dos servidores de e-mails da UDESC.

Atualmente, os Centros de Ensino como o CAV, CCT, CEPLAN e o CEAD possuem serviços com e-mails próprios, sendo que a Reitoria possui apenas um servidor de e-mail que atende a Reitoria, CERES, ESAG, CEFID, CESFI, FAED, CEAVI, CEART e CEO.

A existência de vários servidores de e-mail implica no aumento de custos para a Universidade, como consumo de energia elétrica tanto para alimentação dos computadores quanto de ar-condicionado, custo de aquisição e manutenção de computadores, custo com manutenção de softwares e recursos humanos para administração destes servidores.

Com a implantação da nova ferramenta, a Universidade do Estado de Santa Catarina terá um único servidor de e-mail: o Expresso UDESC, instalado na SETIC, em Florianópolis, sendo que toda comunicação oficial será realizada exclusivamente para as contas de e-mail do expresso.

Esta unificação dos servidores implicará em um processo de padronização. Os pontos principais são:

  • As contas de e-mail passarão do modelo adotado atualmente sigla@udesc.br para um novo modelo do tipo nome.sobrenome@udesc.br. Isto facilitará a identificação do usuário.
  • Para e-mails de setores e projetos, o padrão será setor.centro@udesc.br, projeto.centro@udesc.br e setor.reitoria@udesc.br. Como a Udesc está padronizando as siglas de setores, a mesma deverá estar aprovada pela Coordenadoria de Normas da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), da Reitoria.
  • As contas no modelo antigo continuarão recebendo e encaminhando as mensagens para as novas contas, indeterminadamente. Apenas o acesso pelo webmail será desativado.
  • O acesso ao sistema de mensagens será feito através do Expresso (módulo de e-mail) utilizando a matrícula. O objetivo é integrar este mesmo acesso a todos os sistemas corporativos, possibilitando assim o uso de um único usuário e senha para acesso aos diversos sistemas.


Então não se esqueça: o acesso pessoal ao EXPRESSO é feito através da matrícula (Usuário ou Username) e da sua senha. Para setores, projetos e afins o acesso será feito informando o nome do e-mail (setor.centro) sem o "@udesc.br" e a respectiva senha.



Acesso ao Sistema

O EXPRESSO é disponibilizado através de uma interface WEB (em outras palavras, através da INTERNET), e pode ser acessada através de seu navegador preferido. O endereço de acesso é: http://expresso.udesc.br

Ao acessar o endereço, você vai observar que você será redirecionado para outro endereço (https://expresso-01.udesc.br ou https://expresso-02.udesc.br). Isso acontece por que o servidor do EXPRESSO está preparado para distribuir a carga de acesso em vários computadores (atualmente 2), permitindo assim um maior velocidade no acesso.

Como o EXPRESSO utiliza o que chamamos de “Conexão Segura” ao acessar a página o EXPRESSO vai estabelecer com o seu computador uma forma de conexão aonde os dados trafegam de forma codificada, oferecendo a você maior segurança durante o uso.

Como ainda não temos uma “Autoridade Certificadora” você vai receber um aviso de que há um problema de segurança no site. Cada navegador mostra essa mensagem de uma forma diferente. Vamos mostrar nos 3 principais navegadores e qual o procedimento que deve ser adotado:

Internet Explorer

No Internet Explorer a tela se apresentará conforme o exemplo abaixo, lembrando que o destaque em amarelo e a seta são edições para chamar a sua atenção.

 

Aviso de problema de Certificado de Segurança no Internet Explorer

O procedimento é simples, basta clicar aonde a seta orienta (“Continuar neste site”). Apesar do aviso de “Não recomendado”, é importante você compreender que está estabelecendo uma conexão segura com o Servidor.

Na tela seguinte, na barra de endereço, haverá um alerta sobre “Erro do Certificado”, isso é normal e permanecerá durante todo o processo.
 

 

A tela de acesso ao sistema apresenta dois campos para preenchimento: Usuário (Username) e Senha (Password).
 

 

Mozilla Firefox

No Mozilla Firefox a tela se apresentará conforme o exemplo abaixo, lembrando que o destaque em amarelo e a seta são edições para chamar a sua atenção.
 

Ao clicar em Entendo os riscos, um texto alertando sobre os riscos do procedimento e um botão permitindo a você “Adicionar exceção...”.
 

Sendo um pouco mais rigoroso que o Internet Explorer, o Mozilla Firefox apresentará uma caixa de diálogo pedindo para você “Confirmar exceção de segurança” e permitirá a você “Salvar esta exceção permanentemente”.
 

Feito isso, esse procedimento não precisará mais ser feito, mas lembre-se:


Atualmente o Serviço do EXPRESSO UDESC está utilizando dois servidores, que se alternam automaticamente, então, se você cair em um servidor que ainda não tenha sido adicionado à sua lista de exceções de segurança, repita o processo.


Google Chrome

No Google Chrome a tela se apresentará conforme o exemplo abaixo, lembrando que o destaque em amarelo e a seta são edições para chamar a sua atenção.
 

A tela acima, avisa que o Certificado de Segurança pode não ser autêntico. Como nos outros navegadores você deve optar por ignorar a mensagem, clicando no botão "Continuar mesmo assim".

Também de forma simples, sem mais nenhuma confirmação (como no Firefox) o navegador vai direto para a tela de entrada.

 
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID / Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350 - Fone:(48) 3664-8600
© 2010-2012 SETIC - UDESC